4 exageros de beleza que podem ter efeito rebote



Está comprovado que a população brasileira é apaixonada pela própria beleza. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de estética cresceu 567% nos últimos cinco anos, atingindo a marca de 480 mil profissionais. Outro dado chama a atenção. De acordo com a revista Stylist, a mulher brasileira gasta anualmente 11 vezes mais com produtos de beleza do que as mulheres inglesas. Será que todo esse cuidado faz bem? A resposta é: nem sempre. Embora o capricho com a aparência impacte positivamente a autoestima e a confiança corporal de qualquer pessoa, excessos podem ser extremamente prejudiciais para a pele, cabelos e unhas.


Confira quatro exageros de beleza que podem ter efeitos negativos na sua vida:


● Pegar pesado na esfoliação

Mesmo para quem tem muita oleosidade, esfoliar a pele repetidas vezes pode ressecá-la. Também é importante optar por produtos que não contenham substâncias abrasivas em excesso, além de aplicar o cosmético com massagens suaves antes de dormir.


● Lavar o rosto muitas vezes no mesmo dia

O ideal é que se lave o rosto uma vez pela manhã e outra pela noite. É claro que você quer reduzir aquele brilho estranho no rosto, mas exagerar na lavagem, definitivamente, não é a melhor opção. E o pior: o overwhashing facilita o famoso “efeito rebote”. Sai dessa!


● Nada de abusar do healthy eating

São incontáveis os nutrientes que podem dar um up na saúde e, por consequência, na beleza da pele. Mas lembre-se: eles só fazem bem quando consumidos de maneira equilibrada. Alimentos ricos em fibras ou vitamina A são excelentes para manter a pele saudável, mas não pense que pode ingeri-los indiscriminadamente. Assim, você evita o surgimento de problemas de outras naturezas.


Escolher produtos sem consultar um especialista

Por último, mas não menos importante: se você é do tipo que adora roubar dicas de beleza de canais do Youtube e influencers do Instagram, pense duas vezes. O dermatologista é o único profissional habilitado para interpretar as necessidades da pele, cabelos e unhas. É ele quem previne doenças e orienta os cuidados corretos que você precisa tomar. Não esqueça: o que faz bem ao outro pode não fazer bem a você.

  • Favicon-01
  • Prancheta_1_cópia_2x
  • Prancheta 1_2x
  • whats-02
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone