Quando as receitas caseiras valem a pena?



Recuperar a vitalidade natural da pele sem gastar muito é um sonho compartilhado por muita gente. E como o ser humano é conhecido por correr atrás de seus sonhos, alguns influenciadores digitais decidiram testar receitas caseiras para lidar com a pele e compartilhar com os seus seguidores. Parece ótimo, né? Só que não!


Embora existam truques bacanas para cuidar da pele no conforto do lar, levar tutoriais caseiros ao pé da letra pode ser uma atitude extremamente perigosa para a sua saúde. Por isso, convidamos a dermatologista Cristina Bergamaschi para desvendar os mitos e as verdades sobre as receitas caseiras mais difundidas na internet. Confira:


Passar pasta de dente para secar espinha

Não é aconselhável. A função secativa do creme dental pode até existir, mas a sua formulação possui concentrações de produtos impróprios para a pele. O flúor, por exemplo, é um ativo que pode desencadear uma série de dermatites. Prefira camomila ou cânfora, plantas medicinais com ação anti-inflamatória comprovada.


Pepino resfriado nas olheiras

É uma boa opção. Embora não altere coloração, as propriedades antioxidantes do fruto podem ajudar a desinchar olheiras vasculares — aquelas que deixam o olhar com aspecto cansado. Experimente resfriar o alimento e deixar em contato com os olhos de 15 a 20 minutos. O resultado é imediato!


Limão para clarear as axilas

O limão é um dos causadores da fitofotodermatite, um tipo de reação alérgica provocada pela incidência de luz quando temos contatos com a fruta. Sua aplicação na área pode manchar e escurecer os pelos. Por isso, é aconselhável consultar um especialista para tratar o problema de maneira adequada.


Acrescentar extrato de hortelã no gloss para deixar os lábios mais volumosos

Embora não aumente os lábios de maneira permanente, a aplicação de extrato de hortelã é uma maneira natural de estimular a circulação de sangue na região. Alguns pacientes podem sentir uma leve irritação. No entanto, o produto pode ser utilizado na grande maioria das vezes.


Mistura de abacate e mel para os cabelos?

Sim! Uma mistura composta de mel, azeite de oliva e abacate é uma boa opção para hidratar o couro cabeludo. A aplicação pode ser feita uma vez por semana e é um ótimo coadjuvante para o tratamento de cabelos finos e quebradiços.


Máscara de café para pele com espinhas

A pele com espinhas é mais sensível e a aplicação da máscara de café pode ativar a microcirculação da pele. Embora o café possa auxiliar na renovação celular, a aplicação não é recomendada para pessoas que convivem com a acne.


Tem dúvidas sobre a eficácia de alguma receita caseira específica? Agende um horário conosco para realizarmos uma avaliação completa da sua pele e indicarmos opções feitas sob medida para você. É só ligar para (51) 3335-3388 ou enviar um WhatsApp para (51) 99290-1767. Se preferir, também estamos disponíveis através do e-mail falecom@espacom.com.br.

  • Favicon-01
  • Prancheta_1_cópia_2x
  • Prancheta 1_2x
  • whats-02
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone