Queda acentuada de cílios e sobrancelhas? Confira as principais causas!



Quando temos uma queda maior de cabelo, é fácil de perceber. Encontramos os fios soltos pela casa, na escova, no travesseiro e no banheiro. Mas, quando falamos da perda de pelos de cílios e sobrancelhas, na maioria das vezes nem notamos. A preocupação só vem quando sobram poucos fios na área ou aparecem aquelas incômodas falhas.

A queda de cílios e sobrancelhas é natural e faz parte do processo de renovação dos pelos. Em média, cada uma das nossas pálpebras possui de 100 a 150 cílios e de um a três mil fios em cada sobrancelha. Com o avanço da idade, é normal a reposição ficar mais lenta.

O sinal de alerta é quando essa perda não vem acompanhada de um crescimento. Há uma diminuição no volume total e surgem as falhas. Esse quadro de queda acentuada dos pelos é chamado de Madarose, pode ser sinal de problemas hormonais e até doenças.


A dermatologista Cristina Bergamaschi aponta as principais causas:

Estresse e ansiedade

Carência de vitaminas (complexo B, vitamina E, zinco, selênio, falta de vitamina D, ferro, ácido fólico e proteínas)

Predisposição genética

Doenças autoimunes

Disfunções hormonais, como o hipertireoidismo

Traumas (remoção frequente dos fios)

Em relação às doenças mais comuns, a dermatologista destaca:


● Alopecia Areata -> doença autoimune que provoca a queda de cabelo, atingindo os folículos pilosos e fazendo com que a produção de pelos do corpo seja prejudicada.

● Hanseníase -> Doença infecciosa que leva a lesões na pele e nos nervos, sendo comum a perda dos pelos dos supercílios.

● Dermatite Atópica -> Inflamação da pele que causa coceira, vermelhidão e irritação. Quando afeta a região das pálpebras, o eczema pode afetar os folículos pilosos e interferir no crescimento dos fios.

Em caso de qualquer sintoma, o ideal é investigar a causa para iniciar o tratamento mais adequado. Agende uma consulta. É só ligar para (51) 3335-3388 ou enviar um WhatsApp: (51) 99290-1767. Se preferir, também estamos disponíveis através do e-mail falecom@espacom.com.br. Até logo!

  • Favicon-01
  • Prancheta_1_cópia_2x
  • Prancheta 1_2x
  • whats-02
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Ícone