top of page

Quer fugir da insolação? Confira essas dicas!



O tema de hoje é um problema que pode afetar os brasileiros o ano todo, mas é especialmente perigoso no verão: a insolação! Convidamos a dermatologista Mariana Scribel, uma das profissionais da Adderm, para falar sobre o assunto. Confira!


A insolação é causada pela alta exposição ao sol e calor, sem proteção durante muito tempo. A falta de alguns cuidados podem ser fatores de risco, como beber pouco líquido e ficar desidratado, utilizar roupas em excesso e praticar exercícios físicos intensos no sol.


Mariana explica: a temperatura do corpo passa dos 40 graus, a transpiração falha e o corpo não consegue resfriar, causando a perda de água, sais e nutrientes.


Seus sintomas são: dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. Em alguns casos, os sintomas podem ser até mais graves, levando a dificuldade de respiração, palidez, desmaio, temperatura do corpo muito elevada, extremidades arroxeadas e coma. De acordo a dermatologista, os quadros mais graves geralmente ocorrem em crianças, idosos ou pessoas com imunidade mais baixa.


Para evitar esse problema, siga algumas dicas de prevenção:


  • Opte por locais frescos e, caso for se expor ao sol, evite os horários de pico das 10h às 16h;

  • Não abra mão do protetor solar;

  • Hidrate-se: beba muito líquido e aposte na água de coco!;

  • Evite as bebidas alcoólicas;

  • Utilize roupas leves e claras, em que o corpo possa respirar;

  • Consuma alimentos como frutas e verduras.


Não conseguiu evitar? É possível, também, amenizar o mal estar e os sintomas com algumas atitudes: levar a pessoa para um local mais fresco, remover suas roupas, oferecer água, borrifar água no seu corpo e apostar em compressas geladas.


Está com sintomas de insolação? Agende uma consulta com a gente para avaliarmos o seu caso. É só ligar para (51) 3335-3388 ou enviar um WhatsApp: (51) 99290-1767. Se preferir, também estamos disponíveis através do e-mail falecom@espacom.com.br. Até logo!

bottom of page