top of page

Saiba como diferenciar e evitar a Rosácea e a Acne




Quem nunca sofreu com manchinhas avermelhadas na pele do rosto? Tanto a Rosácea quanto a Acne abalam a autoestima do paciente, causando lesões na região da bochecha, nariz e testa. Por serem muito parecidas, muita gente confunde! No entanto, as duas condições têm causas e tratamentos diferentes.

Mas você sabe diferenciar? Vamos lá!

● A Rosácea é uma doença vascular inflamatória que possui diferentes graus. Pode causar a vermelhidão, o aparecimento de bolinhas e em casos mais graves com pus. É mais comum em adultos de 30 a 50 anos. De acordo com a dermatologista, Fernanda Musa, é mito que a rosácea predomina nas mulheres: “na verdade, os homens não procuram tanto auxílio”. Além disso, suas causas podem ter origem genética combinada a fatores psicológicos, como o estresse.

● Já a Acne é uma doença da glândula sebácea. A produção do sebo torna mais propício o surgimento de bactérias e a formação de cravos que inflamam. É mais comum na adolescência, mas pode surgir por outras causas na fase adulta. A dermatologista explica: “No fim, a principal diferença no diagnóstico de Rosácea e Acne é a presença do cravo”.

Como eu posso evitar?

No caso da Acne, a prevenção começa com higiene adequada com sabonete ou produto de limpeza indicado para o tipo de pele oleosa. Também, pode-se evitar uma alimentação muito rica em gorduras, que pode favorecer o sebo.

Já na presença de Rosácea, é indicado que se cuide para os fatores agravantes da doença. Por isso, deve-se evitar bebidas alcoólicas, exposição solar e ao vento e a ingestão de alimentos quentes.

Em caso de dúvidas, procure um dermatologista para análise do seu caso. Ele irá te indicar o melhor tratamento, simples e sem riscos!

Agende uma consulta. É só ligar para (51) 3335-3388 ou enviar um WhatsApp: (51) 99290-1767. Se preferir, também estamos disponíveis através do e-mail falecom@espacom.com.br. Até logo!


bottom of page